Doenças do Estresse

O estresse pode ser traumático se ele ocorre devido à impotência ou perda de controle, especialmente se as características da experiência estressante contem apontadores para situações anteriores ao trauma. Por exemplo, uma executiva que é submetida a uma cobrança excessiva por seu chefe, pode responder a este estresse com sintomas de trauma se ela carrega o peso dos efeitos de um pai abusivo. Porém os dois tipos de experiência potencialmente prejudicam a saúde.

Sinestesia: acoplamento de sensações?

Para cerca de 2% da população, sensações distintas como cor e som são experimentadas em conjunto. Esta combinação não usual de sensações é chamada de sinestesia: processo em que um tipo de estímulo produz outro, secundário e particular.

Coaching Emocional

Pela internet, na empresa em que você trabalha ou por comentário de um amigo você já recebeu a indicação de fazer um trabalho de coaching para ter uma nova perspectiva em um momento difícil ou para alavancar um projeto que se desenvolve de forma lenta ou confusa.

Experiência Somática I

Peter Levine, criador e desenvolvedor da técnica Experiência Somática, tem doutorados em Psicologia e Biofísica Médica sendo autor de fácil leitura nos livros que escreveu para divulgar e ensinar os princípios que utilizou na construção da mais poderosa ferramenta de intervenção para recuperação de pessoas com trauma.

Crianças: crime e psicopatia

O Professor ADRIAN RAINE, da University of Pennsylvania, estuda a mais de 25 anos o tema da criminalidade. É autor de dezenas de trabalhos e alguns livros sobre o tema e seus vínculos com a psicopatia e emoções.

Emoções I

Quando um conjunto de voluntários se submete ao exame de suas reações ao assistir uma exibição de fotos dramáticas, seu pulso acelera, a pressão sanguínea sobe e hormônios relacionados ao estresse são lançados no sangue; seus relatos são de tristeza, ansiedade e náusea.

Aprendizagem e Emoções

Dificuldades para lembrar ou entender?

As dificuldades relacionadas ao processo de aprendizagem podem ser agrupadas em uma forma que permite uma classificação fácil e consistente dos problemas que cada um pode possuir nesta área específica.

Em primeiro lugar é necessário compreender que o cérebro constrói circuitos de neurônios a cada instante (circuitos novos e alterações sobre circuitos existentes) caracterizando assim uma propriedade a que se deu o nome de plasticidade neural.